segunda-feira, 22 de setembro de 2008

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS.

















(Leitura feita das instruções e dados sobre o evento, em nossa roda do dia).


Hoje, sábado 20 de setembro, sairemos para praia.




Educar ecologicamente é participar!!!!!!!!






Nossa Comunidade é cercada por recursos naturais, o que nos habilita a um olhar crescente e consciente de nossas responsabilidades.



Nos tornando mais uma vez, agentes de cooperação para melhorar nossa realidade.





Poder participar, envolvidos com outras pessoas, ensinando e aprendendo sentimentos, procedimentos, regras, materiais, separação do lixo, conceitos de reciclagem, de cooperação e de cidadania.



Momento de descontração, lanchar, conversar e trocar nossas impressões sobre tudo que aprendemos.









No final, felizes por termos cumprido com a tarefa, mas principalmente por termos feito a nossa parte, contribuido.






Ganhamos a revistinha, "As aventuras do amigaço!!!!! ".





PESQUISA: Cidadania / Ambiente

LIXO, conscientização e reciclagem
Enquanto a água pode nos faltar, o lixo sobra. É lixo demais, e ele sempre aumenta. Aumenta tanto que nem sabemos onde colocá-lo. Essa dificuldade é maior quando associada aos custos para se criar aterros sanitários. A situação torna-se pior quando constatamos que, na maioria das cidades brasileiras, o lixo é despejado em terrenos baldios ou nos “famosos” e inadequados lixões.

Em contraposição a essas práticas ecologicamente incorretas, vem se estimulando o uso de métodos alternativos de tratamento, como a compostagem e a reciclagem ou, dependendo do caso, a incineração. A incineração (queima do lixo) é a alternativa menos aceitável. Provoca graves problemas de poluição atmosférica e exige investimentos de grande porte para a construção de incineradores.

A compostagem é uma maneira fácil e barata de tratar o lixo orgânico (detritos de cozinha, restos de poda e fragmentos de árvores). A reciclagem é vista pelos governos e defensores da causa ambiental como solução para o lixo inorgânico (plásticos, vidros, metais e papéis). Com a reciclagem, é possível reduzir o consumo de matérias-primas, o volume de lixo e a poluição.

Tecnicamente, é possível recuperar e reutilizar a maior parte dos materiais que, na rotina do dia-a-dia, é jogada fora. Latas de alumínio, vidro e papéis, facilmente coletados, estão sendo reciclados em larga escala em muitos países, inclusive no Brasil. Embora seja um processo em crescimento, ainda não é economicamente atrativo para todos os casos.
Assim, nos restam as alternativas: evitar produzir lixo, reaproveitar o que for possível e reciclar ao máximo. Como fazer isso?
Aqui vai uma boa dica: aproveitar melhor o que compramos, escolhendo produtos com menor quantidade de embalagens ou redescobrir antigos costumes, como, por exemplo, a volta das garrafas retornáveis (os velhos cascos) ou das sacolas de feira para carregar compras.


Nenhum comentário:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
a paz do mundo começa em mim...
TRAILERS •Documentários

Uma homenagem à exuberância da natureza

PENSAMENTO, POESIA...

" A conservação não é pela terra, é por nós. A biodiversidade é importante para o nosso bem estar fisiológico, psíquico, estético, relativo, é um problema de desejo e de bem estar..."

(Humberto Maturana)

EDUCAR ... APRENDER...EDUCAÇÃO.

BRASIL NO MUNDO...Educando

MENINA CANADENSE DE 13 ANOS, EM UMA CONFERÊNCIA MUNDIAL...

APRENDER... EDUCAR AMBIENTALMENTE...

INDICAMOS: TRAILLER DOS FILMES. VOCÊ VAI SE EMOCIONAR!!!

UM FILME COM CENAS FORTES...

ESCOLA... ESCOLAS... NO MUNDO DA ESCOLA

Uma história real...

APRENDER E ENSINAR, DEVER DE TODOS NÓS...

Questões da humanidade...

PENSAR, REFLETIR, EDUCAR E BRINCAR...ASSISTA.

DEFENDER A VIDA!!!!

APRENDER A CONHECER E A PRESEVAR... ÁGUA.

EU QUERO PAZ...