" A conservação não é pela terra, é por nós. A biodiversidade é importante para o nosso bem estar fisiológico, psíquico, estético, relativo, é um problema de desejo e de bem estar..."
(Humberto Maturana)

O Registro das imagens contidas na edição do slide, foram feitas por todos que se dispos, na alegria de se pemitir fotografar e de se deixar ser fotografado. Na verdade, uma brincadeira que cada um com seus olhares, pode contribuir.
ESTAMOS APRENDENDO A CONHECER O MUNDO E A ENXERGAR O LUGAR, NOSSA COMUNIDADE, COMO ESPAÇO E TEMPO DE VIVER MELHOR!!!!
Era sábado dia 30 agosto, o dia amanheceu nublado, e como em outras tentativas não sabíamos ao certo se nossa atividade se cumpriria. Programamos uma caminhada ecológica, agraciados por vivermos em um bairro cercado de coloridos, que só a natureza e a mão de DEUS podem fazer. Ele faria deste dia , um lindo e gratificante encontro de beleza e contentamento para todos nós convivas.
Nosso primeiro momento foi saudado com uma grande roda, eramos em trinta e três participantes, onde falamos sobre os temas que envolvem nossas oficinas: Relações de respeito, cidadania, meio ambiente e claro, nossos valores...
E lá vamos nós ... A troca na realidade se estendeu em todos os momentos da caminhada, das trilhas que percorremos, das observações, das fotografias de pessoas, bichos, plantas, paisagens e das emoções, conhecimentos de tudo que o nosso olhar podia alcançar, do banho no rio que não estava programado, mas por conquista e negociações foi liberado, do lanche, das conversas e do retorno pra casa. De toda a energia e sinergia que o grupo conquistou naquele dia, concluimos que o dia conspirou com alguém lá de cima, para nos alegrar e presentear. Foi muito legal!
Segundo o depoimento de uma de nossas participantes,
- Toda criança, gosta disso, de brincar. Deveríamos brincar sempre! (Lídia)
Em nossa avaliação do dia, outra jovem, escreveu, ou melhor descreveu o passeio.
"Um dia muito especial
Nunca pensei que em um dia eu poderia ver tanta coisa legal!
Foi um passeio inesperado, vi coisas que em toda a minha vida eu nunca tinha visto.
Uma das paisagens que marcou muito, foi do passarinho ao lado de um boi, que com um gesto que fizemos, ele se espantou e voou, voou e eu tenho certeza que ele foi para um lugar onde ninguém mais poderia assustá-lo.
Me diverti muito ao lado dos meus colegas e professores, espero um dia andar por lugares assim, não só eu, mais todos os meus colegas." ( Ana Luiza)


E fica da lição, que estamos sim, preparados para aprender sempre, na riqueza que se faz necessária e urgente de que o outro me ensina a medida que me coloco a disposição, dessa interação que é viver e aprender.
"Aprendendo, todos somos aprendizes... todos somos mestres."
"E ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos" (Rubens Alves)