quarta-feira, 18 de junho de 2008

Educação para o desenvolvimento sustentável...

Ano XII - Nº 46 - Educação para o desenvolvimento sustentável - Maio à Julho 2008
Líderes para um novo mundo

Desenvolvendo gestores da aprendizagem já se tornou um best-seller nos países onde foi lançado. Dirigido prioritariamente a educadores e gestores escolares, o livro acabou transformando-se em referência para líderes em todas as áreas sociais e econômicas, enquanto o professor Andy Hargreaves, co-autor da obra juntamente com Dean Fink, passou a ser presença obrigatória em palestras e consultorias sobre o assunto.

Entrevista
Andy Hargreaves

  • Qual a melhor estratégia para que isso funcione na prática?
"A própria escola precisa dar o exemplo em seus padrões de uso de energia, reciclagem, projeto de construção sustentável, etc. As crianças costumam ser líderes em EDS, razão pela qual é igualmente essencial ligar seu aprendizado à comunidade, de modo que elas se tornem embaixadores e ativistas em suas comunidades na mudança de práticas agrícolas, energéticas ou poluidoras. Por fim, o livro Liderança sustentável também enfatiza a importância da EDS nos recursos humanos da escola para unir as pessoas por meio de um objetivo comum, inspirador e inclusivo; fazer da mudança um processo de longo prazo e duradouro; fazer da liderança um processo distribuído através de culturas de confiança, cooperação e responsabilidade; promover a cooperação em lugar da competição entre escolas nas cidades; ligar as escolas em redes de assistência em todo o país, de modo que os fortes ajudem os fracos; gerenciar o ritmo e o escopo das mudanças e iniciativas afim de imbuir as pessoas de um senso de urgência, mas sem esgotá-las totalmente; e, por fim, descobrir formas de unir as futuras mudanças aos êxitos e potencialidades do que já foi realizado."
LEIA A ENTREVISTA E OUTROS ASSUNTOS...

http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=631


Nenhum comentário:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
a paz do mundo começa em mim...
TRAILERS •Documentários

Uma homenagem à exuberância da natureza

PENSAMENTO, POESIA...

" A conservação não é pela terra, é por nós. A biodiversidade é importante para o nosso bem estar fisiológico, psíquico, estético, relativo, é um problema de desejo e de bem estar..."

(Humberto Maturana)

EDUCAR ... APRENDER...EDUCAÇÃO.

BRASIL NO MUNDO...Educando

MENINA CANADENSE DE 13 ANOS, EM UMA CONFERÊNCIA MUNDIAL...

APRENDER... EDUCAR AMBIENTALMENTE...

INDICAMOS: TRAILLER DOS FILMES. VOCÊ VAI SE EMOCIONAR!!!

UM FILME COM CENAS FORTES...

ESCOLA... ESCOLAS... NO MUNDO DA ESCOLA

Uma história real...

APRENDER E ENSINAR, DEVER DE TODOS NÓS...

Questões da humanidade...

PENSAR, REFLETIR, EDUCAR E BRINCAR...ASSISTA.

DEFENDER A VIDA!!!!

APRENDER A CONHECER E A PRESEVAR... ÁGUA.

EU QUERO PAZ...