



Parabéns! Escola e Comunidade! Através de muito trabalho, amor e perseverança vieram mostrar sua força, identidade, juntando esforços individuais e coletivos de seus agentes na promoção e construção da coletividade.
Desenvolvimento local integrado e sustentável é um novo modo de promover o desenvolvimento que possibilita o surgimento de comunidades, capazes de suprir suas necessidades imediatas; descobrir ou despertar suas vocações locais e desenvolver suas potencialidades específicas, e fomentar o intercâmbio externo, aproveitando-se de suas vantagens locais (Comunidade Solidária,1999)
A UNIVERSIDADE ABERTA DO NORDESTE nos contempla com o CURSO RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE PARA UM MUNDO MELHOR, veio de encontro a nossa proposta de trabalho. Estamos alegres, com a oportunidade e com a nossa participação ampliaremos nossos conhecimentos.
A metodologia adotada utiliza a modalidade de educação a distância, com fascículos semanais de 16 páginas coloridas, e estratégias de acompanhamento, que permitirão aos alunos situações de interatividade com a coordenação.
Fortalecer o compromisso do Ceará com a Responsabilidade Social, ampliando e revigorando o capital social disponível, a partir de novas idéias, atores e práticas. Este é o objetivo geral do curso.
Apresentação do curso
As vezes a incerteza e o medo nos empurram para o comodismo da cultura da impotência. Com certeza, não há soluções simples! Mas muito pode ser feito, a começar de nós mesmos, da nossa casa, da família, do ambiente de trabalho, dos vínculos afetivos. Disso que pode efetivamente ser feito, a despeito de todas as dificuldades que possamos enumerar, é que se constrói a ideía de Responsabilidade Social. Governos, empresas, instituições, movimentos, grupos e pessoas, todos têm o que fazer nesse mutirão de cidadania.
CONHEÇA E PARTICIPE!!!!
http://200.194.97.7/responsabilidade/
Participamos do seminário "Para uma Escola de Diversidades (a)gentes diversos" , no dia 25 de junho de 2008, no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde reuniu grupos sociais com os quatro grandes segmentos da população brasileira com o objetivo de favorecer a troca de conhecimentos para a construção e o aperfeiçoamento de práticas curriculares, envolvendo os sujeitos na construção da escola diversificada ( inclusão e emancipação social).
Estarmos no seminário significa abrir caminhos, espaços e tempo para uma formação continuada, gerando benefícios para toda a rede e comunidade escolar. Precisamos ocupar mais cadeiras nessa platéia, subir no palco e exercitar nossos olhos, ouvidos e falas... em aulas significativas, sabedores de que o mundo precisa urgente de nossas ações!
Prof.as: Lindalva, Elisabete, Eva e Francisca
Ana Aline apresentou-se como mãe, estudiosa e conhecedora das necessidades básicas da escola e de seus filhos, falando-nos da escola que precisamos construir...Mãe/Conselho Escolar, artesã: Ana Aline
Para nós agentes do processo, precisamos de motivação, conhecer e mostrar conhecimento, pesquisar, mas principalmente entender o que é a inclusão e a diversidade. Só teremos êxito, se realmente aprendermos que o mundo é diverso, a comunidade é diversa e por isso mesmo a cultura é diversa. Então temos que ser diversos e diferentes no tratar e no aprender com povos e culturas significativas e diversas.
VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR!!!
Núcleo Humanas - Instituto UFC Virtual: http://www.virtual.ufc.br/humanas/
" A conservação não é pela terra, é por nós. A biodiversidade é importante para o nosso bem estar fisiológico, psíquico, estético, relativo, é um problema de desejo e de bem estar..."
(Humberto Maturana)