terça-feira, 3 de junho de 2008
OFICINA 1: MÃOS QUE AJUDAM
ARTICULAÇÃO EM REDES
Reencontrar com aqueles valores que constituem o valor humano,
O sentido de nossa existência humana".
Betinho(1993) durante palestra no lançamento da Ação e Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO ESSA IDÉIA...
"Rede é um conjunto de nós interconectados. Nó é um ponto no qual uma curva se entrecorta. Concretamente, o que um nó é depende do tipo de redes concretas de que estamos falando".
Conceitualmente além da idéia de "nós" em sua ampla plasticidade, cinco outros elementos de definição do conceito rede, podemos agregar.
- A diversidade.
- Os laços de realimentação entre seus componentes.
- A característica de sistema aberto e dinâmico.
- A convivência .
- O diferencial.
Nos processos sociais, pode-se dizer que "os elos básicos - os fios - que dão consistência a uma rede são as "informações que transitam pelos canais que interligam seus integrantes"(Whitaker, 1994).
Informações coletadas dos CADERNOS DE OFICINA SOCIAL, vol.8 (COEP)
quinta-feira, 29 de maio de 2008
OFICINA SOCIAL...BRASIL DE ESPERANÇA...
"Temos de ter vergonha da indiferença, da frieza, do cinismo de alguns que acham que desenvolvimento é uma coisa e gente é outra.
As empresas públicas existem para produzir a felicidade de todos os brasileiros."
Betinho
BIBLIOGRAFIA: Caminhos para mudar o Brasil
quarta-feira, 28 de maio de 2008
A CARTA DA TERRA.
VEJA O VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?v=GaWqa3ftQrs&feature=related
COORDENADORES, PROFESSORES, ARTESÃOS E COLABORADORES
ESCOLA E COMUNIDADE ELO DE REDES E SIGNIFICAÇÕES
(OFICINAS DE CRIAÇÃO, CULTURA E VIDA).
RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS
EMEIF FREI TITO DE ALENCAR LIMA
PROFESSORAS COORDENADORAS:
* Eva Soares Silva
* Francisca Braga
* Lindalva Fernandes
OFICINA 1: MÃOS QUE AJUDAM
ARTESÃ RESPONSÁVEL: *Ana Aline Santos Silva
PROFESSORA COORDENADORA: *Elisabete Lima
OFICINA 2: BONECAS E DESIGNS
ARTESÃ RESPONSÁVEL: *Rosângela Cabral Feitosa
ARTESÃS MIRINS: *Rosane de Brito Cabral Feitosa
*Ana Luiza Ferreira Ximenes
OFICINA 3: LINHAS E DESIGNS
ARTESÃO RESPONSÁVEL: * Geise D. do Nascimento
PROFESSORA COORDENADORA: *Lindalva Fernandes
OFICINA 4: BIJOUTERIAS
ARTESÃ RESPONSÁVEL: *Socorro
ARTESÃS MIRINS:
PROFESSORA COORDENADORA: *Magda Santos
OFICINA 5: MATERIAL DE LIMPEZA (nome a definir)
ARTESÃ RESPONSÁVEL: *Felicidade
PROFESSORA COORDENADORA: *Michelle Barros
OFICINA 6: FIOS QUE TECEM
ARTESÃO RESPONSÁVEL: *Francisco Holanda
PROFESSORA COORDENADORA:
OFICINA 7: HORTA MEDICINAL
ARTESÃ RESPONSÁVEL: * (contato)
PROFESSORA COORDENADORA: *Graça
OFICINAS DE CRIAÇÃO, CULTURA E VIDA
· Ampliar o nosso projeto inicial (Resgate da Psicomotricidade Através dos Recursos Naturais), compreendendo melhor sua função social e escolar através de OFICINAS.
· Criar redes e contatos com grupos e associações já existentes na comunidade e na escola através de seu Projeto educativo.
· Fazer uma escola de qualidade, com ensino e aprendizagens respeitando a comunidade como um todo.
· Desenvolver estratégias, elos e projetos que contribuam na educação de crianças, jovens e pais, que vivem em áreas de risco, propícias a prostituição e ao uso de drogas.
· Dar visibilidade, conhecimento e significações na formação, profissionalização nas áreas educacionais, ambientais e sociais.
O Projeto parte da idéia de que cada um tem sua função na formação de redes e significações dentro desse processo de Colaboração, Sensibilização e Conscientização de uma COMUNIDADE SUSTENTÁVEL. Devemos seguir metas, estimular conhecimentos nas mais variadas dimensões e necessitamos da organização e do exercício no desenvolvimento de valores e de atitudes na posição
que cada um exerce como cidadão do mundo.
NOSSOS ENCONTROS SÃO REALIZADOS
NA ESCOLA FREI TITO
Através de reuniões, estabelecemos que os ENCONTROS seriam feitos todos os sábados das 8:00h até as 11:00h. A escola abriu seu ESPAÇO e já iniciamos com duas turmas, de acordo com as artesãs responsáveis, cada sala terá um número estabelecido de 10 a 20 participantes, dependendo da OFICINA e de sua atuação junto aos aprendizes .
Os encontros são oficinas de criação, cultura e vida, significam que teremos várias atividades que poderão ser feitas dentro ou fora da escola, possibilitando-nos a conhecer a comunidade local, como também outras comunidades, seus modos de vidas, relações sóciais, escolares e ambientais.
Visita a casa de um aprendiz... o encontramos produzindo... Lembrando que o Jefferson após frequentar a oficina na escola, resgatando um conhecimento e se mostra bastante motivado.
- Iniciamos os encontros com uma CIRANDA, a roda permite que cada um chegue e fale de sua experiência e sua expectativa, na verdade abre um leque para que todos que cheguem ali: CRIANÇA, JOVEM, ADULTO, ARTESÃO, PROFESSOR e (ou) CONVIDADOS, estejamos atentos para a individualidade e ao mesmo tempo para o grupo, abertos e flexíveis para falar, ouvir e por certo interagirmos na construção de um pensamento solidário.
- Após a acolhida, que poderá ser feita por qualquer um dos participantes préviamente combinada e planejada, através de palestras, dinâmicas, vídeos (escolher tema) etc., começam os trabalhos nas oficinas, sempre que possível acompanhada por um professor coordenador, no sentido de apoiar e oferecer sua contribuição ( fazer registros fotográficos, aplicar questionários, entrevistas individuais ou coletivas, coleta de dados, etc.)
- Temos a pausa para o lanche, uma forma de socialização.
- Retorno para as salas, trabalhos finais, avaliação do dia, guarda de materiais.
Uma de nossas rodas para avaliar o dia...
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
a paz do mundo começa em mim...
Uma homenagem à exuberância da natureza
PENSAMENTO, POESIA...
" A conservação não é pela terra, é por nós. A biodiversidade é importante para o nosso bem estar fisiológico, psíquico, estético, relativo, é um problema de desejo e de bem estar..."
(Humberto Maturana)



