quarta-feira, 17 de setembro de 2008

UM PRESENTE ESPECIAL...

Gostaria de dividir com vocês, o presente que UMA AMIGA me enviou. Entre tantas mensagens eletrônicas... que ela me envia, esta chamou atenção. A mensagem fala de Educar, de AMAR!!!! Textos de Rubens Alves. Mas o presente também fala do olhar sobre todas as coisas... do meu amor que devo construir.

AMA A SIMPLICIDADE
AMA A OCIOSIDADE CRIATIVA
AMA A VIDA, A BELEZA E A POESIA
AMA AS COISAS QUE DÃO ALEGRIA
AMA A NATUREZA E A REVERÊNCIA PELA VIDA
AMA OS MISTÉRIOS
AMA A EDUCAÇÃO COMO FONTE DE ESPERANÇA E TRANSFORMAÇÃO
AMA TODAS AS PESSOAS, MAS TEM UM CARINHO ESPECIAL PELOS ALUNOS E PROFESSORES
AMA DEUS, MAS TEM SÉRIOS PROBLEMAS COM O QUE AS PESSOAS PENSAM E/OU DIZEM A SEU RESPEITO
AMA AS CRIANÇAS E OS FILÓSOFOS -AMBOS TEM ALGO EM COMUM: FAZER PERGUNTAS.
AMA, AMA, AMA, AMA...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

CAMINHADA ECOLÓGICA, CONHECENDO NOSSA COMUNIDADE.

" A conservação não é pela terra, é por nós. A biodiversidade é importante para o nosso bem estar fisiológico, psíquico, estético, relativo, é um problema de desejo e de bem estar..."

(Humberto Maturana)

Gifs Para Orkut


O Registro das imagens contidas na edição do slide, foram feitas por todos que se dispos, na alegria de se pemitir fotografar e de se deixar ser fotografado. Na verdade, uma brincadeira que cada um com seus olhares, pode contribuir.


ESTAMOS APRENDENDO A CONHECER O MUNDO E A ENXERGAR O LUGAR, NOSSA COMUNIDADE, COMO ESPAÇO E TEMPO DE VIVER MELHOR!!!!

Era sábado dia 30 agosto, o dia amanheceu nublado, e como em outras tentativas não sabíamos ao certo se nossa atividade se cumpriria. Programamos uma caminhada ecológica, agraciados por vivermos em um bairro cercado de coloridos, que só a natureza e a mão de DEUS podem fazer. Ele faria deste dia , um lindo e gratificante encontro de beleza e contentamento para todos nós convivas.

Nosso primeiro momento foi saudado com uma grande roda, eramos em trinta e três participantes, onde falamos sobre os temas que envolvem nossas oficinas: Relações de respeito, cidadania, meio ambiente e claro, nossos valores...

E lá vamos nós ... A troca na realidade se estendeu em todos os momentos da caminhada, das trilhas que percorremos, das observações, das fotografias de pessoas, bichos, plantas, paisagens e das emoções, conhecimentos de tudo que o nosso olhar podia alcançar, do banho no rio que não estava programado, mas por conquista e negociações foi liberado, do lanche, das conversas e do retorno pra casa. De toda a energia e sinergia que o grupo conquistou naquele dia, concluimos que o dia conspirou com alguém lá de cima, para nos alegrar e presentear. Foi muito legal!

Segundo o depoimento de uma de nossas participantes,

- Toda criança, gosta disso, de brincar. Deveríamos brincar sempre! (Lídia)

Em nossa avaliação do dia, outra jovem, escreveu, ou melhor descreveu o passeio.

"Um dia muito especial

Nunca pensei que em um dia eu poderia ver tanta coisa legal!

Foi um passeio inesperado, vi coisas que em toda a minha vida eu nunca tinha visto.

Uma das paisagens que marcou muito, foi do passarinho ao lado de um boi, que com um gesto que fizemos, ele se espantou e voou, voou e eu tenho certeza que ele foi para um lugar onde ninguém mais poderia assustá-lo.

Me diverti muito ao lado dos meus colegas e professores, espero um dia andar por lugares assim, não só eu, mais todos os meus colegas." ( Ana Luiza)


Gifs Para Orkut



E fica da lição, que estamos sim, preparados para aprender sempre, na riqueza que se faz necessária e urgente de que o outro me ensina a medida que me coloco a disposição, dessa interação que é viver e aprender.

"Aprendendo, todos somos aprendizes... todos somos mestres."


"E ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos" (Rubens Alves)

CONHECER NOVOS LUGARES, CULTURAS E GENTE.

ANDANDO, ANDEI DISTANTE,
CONHECENDO, NOSSA GENTE...
FOI MUITO BOM!






Apresentação da dança do boi, nas comunidades rurais, feita pelo grupo para diversão e arte.(Piauí)








Em cada canto, um canto. Encanto em recantos... de pessoas, de lugares distintos e distantes, dos lugares que andei...




Apresentação da festa junina de uma escola rural, grupo seriado de uma única sala.
(Chaval/Porção-Ce)








Ainda vou contar...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

FESTA JUNINA!!!!!!!!!!!!!!

EMEIF Frei Tito de Alencar Lima festejou o mês de Junho homenageando LUIZ GONZAGA e fazendo o encerramento do semestre com uma grande festa comunitária. Os vários grupos ( Escola e Comunidade) apresentaram danças, barracas de comidas típicas e brincadeiras.



A FESTANÇA FOI MUITO BOA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!























Parabéns! Escola e Comunidade! Através de muito trabalho, amor e perseverança vieram mostrar sua força, identidade, juntando esforços individuais e coletivos de seus agentes na promoção e construção da coletividade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

A UNIVERSIDADE ABERTA DO NORDESTE nos contempla com o CURSO RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE PARA UM MUNDO MELHOR, veio de encontro a nossa proposta de trabalho. Estamos alegres, com a oportunidade e com a nossa participação ampliaremos nossos conhecimentos.

A metodologia adotada utiliza a modalidade de educação a distância, com fascículos semanais de 16 páginas coloridas, e estratégias de acompanhamento, que permitirão aos alunos situações de interatividade com a coordenação.


Fortalecer o compromisso do Ceará com a Responsabilidade Social, ampliando e revigorando o capital social disponível, a partir de novas idéias, atores e práticas. Este é o objetivo geral do curso.



Apresentação do curso
As vezes a incerteza e o medo nos empurram para o comodismo da cultura da impotência. Com certeza, não há soluções simples! Mas muito pode ser feito, a começar de nós mesmos, da nossa casa, da família, do ambiente de trabalho, dos vínculos afetivos. Disso que pode efetivamente ser feito, a despeito de todas as dificuldades que possamos enumerar, é que se constrói a ideía de Responsabilidade Social. Governos, empresas, instituições, movimentos, grupos e pessoas, todos têm o que fazer nesse mutirão de cidadania.

CONHEÇA E PARTICIPE!!!!
http://200.194.97.7/responsabilidade/

ESCOLA DE DIVERSIDADES

Participamos do seminário "Para uma Escola de Diversidades (a)gentes diversos" , no dia 25 de junho de 2008, no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde reuniu grupos sociais com os quatro grandes segmentos da população brasileira com o objetivo de favorecer a troca de conhecimentos para a construção e o aperfeiçoamento de práticas curriculares, envolvendo os sujeitos na construção da escola diversificada ( inclusão e emancipação social).

Estarmos no seminário significa abrir caminhos, espaços e tempo para uma formação continuada, gerando benefícios para toda a rede e comunidade escolar. Precisamos ocupar mais cadeiras nessa platéia, subir no palco e exercitar nossos olhos, ouvidos e falas... em aulas significativas, sabedores de que o mundo precisa urgente de nossas ações!

Prof.as: Lindalva, Elisabete, Eva e Francisca

Ana Aline apresentou-se como mãe, estudiosa e conhecedora das necessidades básicas da escola e de seus filhos, falando-nos da escola que precisamos construir...

Mãe/Conselho Escolar, artesã: Ana Aline


Para nós agentes do processo, precisamos de motivação, conhecer e mostrar conhecimento, pesquisar, mas principalmente entender o que é a inclusão e a diversidade. Só teremos êxito, se realmente aprendermos que o mundo é diverso, a comunidade é diversa e por isso mesmo a cultura é diversa. Então temos que ser diversos e diferentes no tratar e no aprender com povos e culturas significativas e diversas.

VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR!!!

Núcleo Humanas - Instituto UFC Virtual: http://www.virtual.ufc.br/humanas/

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
a paz do mundo começa em mim...
TRAILERS •Documentários

Uma homenagem à exuberância da natureza

PENSAMENTO, POESIA...

" A conservação não é pela terra, é por nós. A biodiversidade é importante para o nosso bem estar fisiológico, psíquico, estético, relativo, é um problema de desejo e de bem estar..."

(Humberto Maturana)

EDUCAR ... APRENDER...EDUCAÇÃO.

BRASIL NO MUNDO...Educando

MENINA CANADENSE DE 13 ANOS, EM UMA CONFERÊNCIA MUNDIAL...

APRENDER... EDUCAR AMBIENTALMENTE...

INDICAMOS: TRAILLER DOS FILMES. VOCÊ VAI SE EMOCIONAR!!!

UM FILME COM CENAS FORTES...

ESCOLA... ESCOLAS... NO MUNDO DA ESCOLA

Uma história real...

APRENDER E ENSINAR, DEVER DE TODOS NÓS...

Questões da humanidade...

PENSAR, REFLETIR, EDUCAR E BRINCAR...ASSISTA.

DEFENDER A VIDA!!!!

APRENDER A CONHECER E A PRESEVAR... ÁGUA.

EU QUERO PAZ...